O marketing de relacionamento propõe o foco na lealdade e no envolvimento de longo prazo dos clientes de uma empresa ao invés de se concentrar apenas em objetivos de curto prazo, como a aquisição de novos consumidores ou aumento das vendas individuais do negócio. Tem como objetivo central criar confiança e lealdade, reduzindo a taxa de abandono do cliente.
Uma das melhores estratégias para construir relacionamentos com os clientes é focar na emoção, no que a marca pode fazer com seu consumidor se lembre, de forma que toque seu coração, que pode com campanhas, premiações, planos de associações, ferramentas de gamificação, entre outros.
Hoje, com a abundância de informações que a web proporciona e o uso massivo das mídias sociais, a maioria dos consumidores espera ter acesso fácil e personalizado aos detalhes sobre uma empresa. Dentro deste contexto, esse marketing de relacionamento envolve a criação de uma comunicação bidirecional fácil entre clientes e negócio, acompanhando as atividades desses indivíduos para colher dados personalizados para atender a uma demanda específica de consumo.
No entanto, de nada adiantará o (a) empreendedor (a) investir em marketing de relacionamento, assim como tráfego de redes, contratação de empresas de mídia digital, impulsionamento via Google Ads, se não tiver a titularidade da sua marca empresarial por meio do seu registro no INPI.
Somente o registro adquirido perante o INPI garante a titularidade de uso da marca, assim como o direito do titular que se vê diante de situações de aproveitamento ilícito, concorrência desleal e pirataria da marca, com a possibilidade de acionar a justiça para ver os seus direitos garantidos e obter justa indenização pelos prejuízos causados. Por isso, não perca tempo e registre a sua marca agora mesmo.